Atividade Física é importante para a Recuperação pós AVC

Atividade Física é importante para a Recuperação pós AVC

Após um AVC crônico, ou seja, que possui 6 meses ou mais após a lesão, possuem predisposição a um estilo de vida mais sedentário e tem como consequência principalmente o descondicionamento cardiorrespiratório. Em vista desse desfecho, guias clínicos têm sido elaborados com foco em manter o indivíduo com essa condição mais ativo. Até mesmo porque o sedentarismo acomete pacientes agudos e esse padrão se mantém até a fase crônica da doença, e é fator causal de um novo evento da doença, além de outras complicações cardiovasculares.

Você entendeu então que ser sedentário após ter tido um AVC aumenta ainda mais o risco de você ter um novo AVC?

A prática de atividade física é uma forma de melhorar a condição de saúde dos indivíduos, inclusive já é bem demonstrado na literatura que a prática regular traz benefícios para a saúde em pacientes após o AVC. Dentre os benefícios podemos citar: redução dos níveis de inflamação, aumento da qualidade de vida, melhora do consumo de oxigênio, da funcionalidade, da qualidade do sono, da função endotelial, redução da pressão arterial, redução do nível de fadiga, da discrepância de força entre os membros inferiores, além de melhor capacidade funcional.

A atividade física pode ser quantificada pela quantidade de passos que se dá por dia. Foi demonstrado uma média de passos de 4355 por dia, 4278 passos em dias de semana e 3801 aos finais de semana dentre os indivíduos que tiveram AVC; além desses valores foram descritos valores médios dentre as fases do AVC, sendo 5535 por dia na fase subaguda da doença e 4078 passos na fase crônica. Vale ressaltar que em indivíduos saudáveis a média de passos por dia é de 8338. O recomendado é pelo menos 7000 passos por dia para adultos.

Talvez em porcentagem seja um pouco mais fácil de perceber a gravidade da situação, na fase aguda do AVC os indivíduos passam 94% do dia inativos. E, na fase crônica, os níveis de atividade são mais baixos que em idosos ou indivíduos com outras condições crônicas de saúde (musculoesquelética ou cardiovascular). Mas, sabendo agora de todos os benefícios da atividade física você entrará nessa porcentagem de indivíduos inativos?

Muitas tecnologias atualmente possuem um sistema de contagem de passos. E você sabia que essas tecnologias podem ser de graça caso você tenha um smartphone? Sim, aplicativos de celular como o GoogleFit, STEPZ e Pacer são válidos e confiáveis para a contagem de passos em indivíduos após o AVC. Além disso, a posição do mesmo do lado parético ou não parético não interfere nessa contagem.

Por esses motivos, esses aplicativos citados podem ser utilizados como estratégia para aumentar o número de passos de indivíduos após o AVC. Além disso serve como fator motivador, estratégias para alcance de metas e até mesmo incentivo para o aumento do nível de atividade física. Já foi reportado que o uso de celular como estratégia para melhorar a saúde aumenta a adesão à terapia médica, a consciência de dieta e exercício além da habilidade de atingir metas.

A ProSense possui uma equipe multidisciplinar de excelência, especializada no tratamento de acidentes vasculares, para solucionar dúvidas e receber um tratamento individualizado agende uma avaliação conosco.

Clique aqui para conversar com a gente pelo whatsapp ou clique aqui para nos ligar! A ProSense está te esperando!

Conheça nossos tratamentos – Clique Aqui!

#reabilitação #prosensefisioneuro  #brain #reabilitaçãoneurologica #neurology #neurologia #neuro  #cerebro #paralisiacerebral #hipotonia #superação #recuperação #avc #ave #autismo #lesaomedular  #homecare #esclerose #eletroterapia #prosense #funcionalidade #reabilitação #metas #objetivo #individualidade #conhecimento