1. Quais são as sequelas de um tumor cerebral?

Um tumor cerebral é uma massa ou crescimento de células anormais no cérebro. Os sinais e sintomas de um tumor cerebral variam muito e dependem do tamanho, localização e taxa de crescimento do tumor cerebral. O mesmo para as sequelas geradas por essa lesão.  

Por exemplo, se um tumor acometer a área motora do cérebro, as sequelas serão provavelmente motoras. Mas vale ressaltar que como o crânio é uma “caixa fechada”, qualquer aumento de volume em seu interior poderá levar a sintomas e outras áreas que não sejam necessariamente a da lesão. É muito comum sintomas cognitivos e atencionais.  

  1. Como se recuperar de uma cirurgia na cabeça?

Após a cirurgia no cérebro, ainda no hospital, o paciente levará algum tempo para retornar ao seu nível normal de energia. A cura requer descanso extra. A quantidade de tempo necessária para se recuperar após a cirurgia cerebral é diferente para cada pessoa e depende de: 

  • O procedimento usado para remover o tumor cerebral 
  • A localização do tumor dentro do cérebro 
  • Áreas do cérebro afetadas pela cirurgia 
  • A idade do paciente e saúde geral 

Após a alta o paciente necessitará de reabilitação e isso inclui tanto fisioterapia quanto fonoaudiologia, e áreas afins. Algumas pessoas podem completar a recuperação em algumas semanas ou meses, outras terão que aprender a se ajustar às mudanças permanentes em sua vida. 

A Prosense é especialista em reabilitação de todas as lesões neurológicas e uma referencia nacional, por isso entre em contato e agende sua availiação!