ProSense – Centro de Reabilitação Neurofuncional Integrada

(11) 5199-9033|

Saiba o que é um infarto medular e como tratar

banner blog adulto_11zon

Saiba o que é um infarto medular e como tratar

O infarto da medula espinhal é um distúrbio raro, um “derrame” dentro da medula espinhal ou nas artérias que a alimentam. É causada por arteriosclerose ou um espessamento ou fechamento das principais artérias da medula espinhal. Frequentemente, o infarto da medula espinhal é causado por uma forma específica de arteriosclerose chamada ateromatose, na qual um depósito ou acúmulo de matéria contendo lipídios se forma nas artérias.

Para você que acabou de chegar no site por este artigo, quero que você saiba que a Clínica Prosense, é uma referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos. A equipe multidisciplinar, altamente especializada, e com recursos tecnológicos e instrumental propício para aceleração da sua independência e reabilitação.  Seja bem vindo e boa leitura!

Foto retirada do site: https://www.ecured.cu/Infarto_medular

Sinais, Sintomas e Tratamentos

Os pacientes geralmente apresentam paraparesia/paraplegia (fraqueza principalmente de membros inferiores) aguda ou quadriparesia/quadriplegia (fraqueza de membros superiores e inferiores), dependendo do nível da medula espinhal envolvida. Outros sinais e sintomas, que geralmente aparecem dentro de minutos ou algumas horas após o infarto, podem incluir dor aguda intermitente ou em queimação nas costas, dor nas pernas, perda de reflexos tendinosos profundos, perda de dor e sensação de temperatura e incontinência.
O tratamento é sintomático. Aqui na Clínica prosense usamos a fisioterapia e a terapia ocupacional para ajudar os indivíduos a se recuperarem em termos de função e independência. Um cateter pode ser necessário para pacientes com incontinência urinária.

Atuação da fisioterapia

Os resultados da avaliação feita pela Dra. Michelle Coutinho Mestre em Fisioterapia Neurofuncional da Clínica Prosense e do processo de definição de metas são usados para orientar o tratamento. Por esse motivo é essencial que seja feita a avaliação completa, assim como fazemos na clínica Prosense. Fisioterapeutas que trabalham com esses pacientes tratam dores e complicações respiratórias, usam estimulação elétrica para tratar úlceras de pressão, formulam programas de treinamento físico, encorajam os pacientes a adotarem estilos de vida saudáveis, fornecem aos pacientes vários tipos de órteses, talas e auxiliares caso necessário, prescrevem cadeiras de rodas, aconselham sobre estratégias de prevenção de dores no ombro e úlceras de pressão, e, por fim, administram várias intervenções eletro-terapêuticas. Hoje a Clinica Prosense dispõe de várias tecnologias para ajudar a você em sua recuperação sendo uma delas a Estimulação Magnética.

A fraqueza é a deficiência mais óbvia que impede as pessoas com algum acometimento medular de realizarem tarefas motoras. Consequentemente, as intervenções de treinamento de força são amplamente administradas por fisioterapeutas. Aqui na prosense disponibilizamos para os nossos pacientes tratamento como a terapia neurológica intensiva que é direcionada a melhorar as habilidades dos pacientes para realizar tarefas motoras como caminhar, transferir, empurrar uma cadeira de rodas e usar os membros superiores. Tudo isso dependendo da queixa funcional do paciente. A terapia é tipicamente baseada em princípios de aprendizagem motora.

Atuação da Terapia Ocupacional

Os profissionais de terapia ocupacional permitem que as pessoas com acometimento medular retornem à vida produtiva. Fundamental para a filosofia e prática da profissão é o conceito de que todo indivíduo tem o desejo e o direito de se envolver em atividades significativas. Os profissionais de terapia ocupacional têm educação e habilidades para facilitar o estabelecimento e a realização de metas colaborativas, considerando fatores físicos, psicossociais, ocupacionais e contextuais que afetam o desempenho ocupacional. Eles têm experiência na análise de atividades e adaptação de tarefas para ajudar os indivíduos a desenvolver as habilidades necessárias para atingir seus objetivos.

Prosense

Esse foi o primeiro estudo demonstrando o efeito do NIRVANA em indivíduos após AVE com déficits severos. E demonstrou que o grupo que fez o tratamento com o NIRVANA obteve melhora cognitiva, de atenção, memória visuoespacial, melhora da mobilidade de tronco e membros superiores. Na prosense nós temos o equipamento NIRVANA como recurso para o seu tratamento. Agende uma avaliação conosco para que possa ter uma reabilitação de ponta e totalmente focada no seu objetivo funcional.

A Clínica Prosense é referência nacional em tratamento de lesões e sequelas decorrentes de AVC. Nosso compromisso vai além da excelência clínica, estendendo-se ao apoio integral à família durante todo o processo de recuperação. Acreditamos na importância de uma abordagem multidisciplinar, oferecendo serviços especializados em fisioterapia neurofuncional intensiva, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Contamos ainda com uma gama de técnicas modernas e equipamentos importados para garantir o mais alto padrão de cuidado. Na Prosense, acreditamos que a jornada de recuperação é uma experiência compartilhada, e nossa equipe está aqui não apenas para fornecer todo o apoio necessário aos pacientes, mas também às suas famílias

Sua primeira vez no nosso site?

A Clínica Prosense é referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos.
Trazemos inovações de todo o mundo e tratamos com a excelência que você merece!
Marque uma avaliação pelo Whatsap ou nos telefones:(11) 5199-9033| (31) 3088-2135

Responsável Prosense:

Dra. Michelle Coutinho Atherton
Fundadora – CEO – Fisioterapeura Neurofuncional
Mestre em Neurologia . UFMG
CREFITO: 118113F

Referência:

Harvey LA (2016) Physiotherapy rehabilitation for people with spinal cord injuries. Journal of Physiotherapy 62: 4–11
American Occupational Therapy Association. (2014). Occupational therapy practice framework: Domain and process (3rd ed.). American Journal of Occupational Therapy, 68(Suppl.1), S1–S48.

Leia também