ProSense – Centro de Reabilitação Neurofuncional Integrada

Conheça tudo sobre Espinha Bífida – mielomeningocele

Espinha Bífida - mielomeningocele

A mielomeningocele (MMC) é um tipo de transtorno pediátrico reconhecido pela sociedade médica como uma má formação congênita, presente desde o nascimento, que afeta os ossos da coluna e a medula espinhal.

É também conhecida como espinha bífida aberta, pois provoca uma abertura nos ossos da coluna vertebral, formando uma bolsa que contém elementos do sistema nervoso nas costas do bebê.

Como a Clínica ProSense Pode Auxiliar Seu Filho com uma Avaliação Especializada

Dentro dos ossos da coluna vertebral, existe um canal que “transporta” estruturas importantes que controlam todo o corpo do indivíduo. No entanto, por vezes, algum problema impede que esse tubo se feche devidamente.

Nessa condição, algumas vértebras da coluna não se fecham completamente, deixando um espaço pelo qual o conteúdo medular consegue extravasar, ficando exposto e levando à formação da MMC, um tipo de espinha bífida.

O bebê nasce, então, com uma saliência nas costas, preenchida por elementos do sistema nervoso, fundamentais ao ser humano.

Aqui na Clínica ProSense , podemos ajudar seu filho com uma avaliação com a Dra. Michelle Coutinho, Mestre em Fisioterapia Neurofuncional, formada pela Universidade Federal – UFMG.

Detalhes para atenção

Durante o primeiro mês de gestação, os dois lados da coluna vertebral de um bebê saudável se fecham sobre a medula espinhal, envolvendo todos os nervos e meninges que a acompanham. 

O transtorno citado até aqui age obstruindo esse processo, que garantiria proteção ao complexo medular nervoso, resultando na formação dessa bolsa no dorso do bebê. Clique aqui e converse conosco para entender mais!

Geralmente, o surgimento da bolsa mielomeningocelógica é mais frequente na parte baixa das costas, mas pode ocorrer em qualquer local da espinha, levando a perda de sensibilidade e função dos membros abaixo do local do problema na criança.

Até hoje, médicos e pesquisadores não conseguiram determinar com precisão por que a MMC ocorre; no entanto, é possível elencar alguns fatores de risco para sua ocorrência.

Fatores de Risco

  • Deficiência de ácido fólico: O nível de ácido fólico (vitamina B9) presente no organismo da mãe nos primeiros dias de gestação é essencial para que o tubo neural se forme adequadamente. Portanto, a carência materna desta vitamina é a principal causa dessas malformações.
  • Etnia: Percebeu-se que os transtornos de espinha bífida acontecem predominantemente entre brancos e hispânicos.
  • Sexo: Pode-se observar que as crianças do sexo feminino são mais afetadas do que crianças do sexo masculino.
  • Histórico Familiar: Ter algum parente de sangue com histórico de MMC aumenta as chances de vir a ter um filho ou filha com a doença.
  • Medicamentos: Alguns medicamentos anticonvulsivos parecem estar relacionados aos defeitos congênitos na coluna, principalmente se foram tomados durante gestação.

Agende uma avaliação para você tirar suas dúvidas e descobrir como ajudar no desenvolvimento do seu bebê

TRATAMENTO

O tratamento para Mielomeningocele geralmente ocorre nas primeiras 48 horas após o nascimento, envolvendo uma cirurgia para fechar a coluna vertebral e proteger a medula, evitando complicações nessa região.

Após a cirurgia, o médico pode recomendar que o bebê faça fisioterapia, e na Clínica, podemos auxiliar na recuperação do seu bebê de uma maneira mais eficaz e indolor.

Isso visa manter a amplitude das articulações e prevenir disfunções musculares durante o crescimento, garantindo uma melhor qualidade de vida no futuro para o seu bebê.

ProSense possui uma equipe multidisciplinar de excelência, pronta para atende-lo! Para solucionar dúvidas e realizar um tratamento individualizado agende uma avaliação conosco.

Clique aqui para conversar com a gente pelo whatsapp ou clique aqui para nos ligar!

Sua primeira vez no nosso site?

A Clínica Prosense é referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos.
Trazemos inovações de todo o mundo e tratamos com a excelência que você merece!
Marque uma avaliação pelo Whatsap ou nos telefones:(11) 5199-9033| (31) 3088-2135

Responsável ProSense:

Dra. Michelle Coutinho Atherton
Fundadora – CEO – Fisioterapeura Neurofuncional
Mestre em Neurologia . UFMG
CREFITO: 118113F

Leia também