Conheça tudo sobre Espinha Bífida – mielomeningocele
Conheça e entenda tudo o que você precisa sobre Espinha Bífida – mielomeningocele
A mielomeningocele (MMC) é um tipo de transtorno pediátrico conhecido pela sociedade médica como uma má formação congênita (presente desde o nascimento) que afeta os ossos da coluna e a medula espinhal. Pode ser chamada de espinha bífida aberta, por provocar uma abertura dos ossos da coluna vertebral formando uma bolsa contendo elementos do sistema nervoso, nas costas do bebê.
Dentro dos ossos da coluna vertebral, existe um canal que “transporta” estruturas importantes que controlam todo o corpo do indivíduo. No entanto, por vezes, acontece algum problema que impede esse tubo de se fechar devidamente. Nessa condição, algumas vértebras da coluna não são completamente fechadas, deixando um espaço pelo qual o conteúdo medular consegue extravasar, fazendo-se exposto, levando a formação da MMC, que é um tipo de espinha bífida. O bebê nasce, então, com uma saliência nas costas, preenchida por elementos do sistema nervoso, fundamentais ao ser humano, aqui na Clínica ProSense podemos ajudar seu filho com uma avaliação com a Dra. Michelle Coutinho que é Mestre em Fisioterapia Neurofuncional, formada pela universidade federal – UFMG.

Dra Michelle Coutinho – Mestre em Fisioterapia NeuroFuncional
Durante o primeiro mês de gestação, os dois lados da coluna vertebral, de um bebê saudável, se fecham sobre a medula espinhal e todos os nervos e meninges que a acompanham. O transtorno até aqui citado, age justamente obstruindo esse processo que garantiria proteção ao complexo medular nervoso, criando essa bolsa no dorso do bebê. Clique aqui e converse com a gente e entenda mais!
Geralmente, o surgimento da bolsa mielomeningocelógica é mais frequente na parte baixa das costas, mas pode surgir em qualquer local da espinha, fazendo com que a criança perca a sensibilidade e função dos membros abaixo do local do problema. Os médicos e pesquisadores não conseguiram até hoje determinar ao certo por que a MMC ocorre, contudo, é possível elencar alguns fatores de risco para sua ocorrência:
– Deficiência de ácido fólico: O nível de ácido fólico (vitamina B9) presente no organismo da mãe nos primeiros dias de gestação é essencial para que o tubo neural se forme adequadamente. Portanto, a carência materna desta vitamina é a principal causa dessas malformações.
– Etnia: Percebeu-se que os transtornos de espinha bífida acontecem predominantemente entre brancos e hispânicos.
– Sexo: Pode-se observar que as crianças do sexo feminino são mais afetadas do que crianças do sexo masculino.
– Histórico Familiar: Ter algum parente de sangue com histórico de MMC aumenta as chances de vir a ter um filho ou filha com a doença.
– Medicamentos: Alguns medicamentos anticonvulsivos parecem estar relacionados aos defeitos congênitos na coluna, principalmente se foram tomados durante gestação.
Agende uma avaliação para você tirar suas dúvidas e descobrir como ajudar no desenvolvimento do seu bebê.
Clique aqui e converse com a gente!
Tratamento
O Tratamento para Mielomeningocele, normalmente, é feito nas primeiras 48 horas após o nascimento com uma cirurgia para fechar a coluna vertebral e proteger a medula, evitando complicações nesta área. Após a cirurgia, o médico pode recomendar que o bebê faça fisioterapia e aqui na Clínica podemos ajudar o seu bebê na recuperação da cirurgia de uma maneira mais eficaz e indolor para manter a amplitude das articulações e evitar disfunções musculares durante o crescimento para que seu bebê tenha uma qualidade de vida melhor no Futuro.
A ProSense possui uma equipe multidisciplinar de excelência, pronta para atende-lo! Para solucionar dúvidas e realizar um tratamento individualizado agende uma avaliação conosco.
Clique aqui para conversar com a gente pelo whatsapp ou clique aqui para nos ligar!
Fisioterapeuta responsável:
Michelle Coutinho
Mestre em Fisioterapia Neurofuncional
CREFITO 118113
Redator:
Victor Ulysses de S. Matos, estudante de fisioterapia.
REFERÊNCIAS: