Como tornar os ossos do nosso corpo mais fortes?

O osso humano se desenvolve, quase que em totalidade, até os 20 anos e, geralmente, até os 30 atinge-se o auge da densidade e resistência óssea. A partir dessa idade, os ossos começam naturalmente a perder massa e, no caso da mulher, de forma muito rápida após a menopausa. Quando a densidade óssea cai para níveis abaixo dos normais, é possível perceber um quadro de osteopenia, e essa, se não tratada, leva à osteoporose.

Uma pessoa com osteopenia (perda de massa no interior dos ossos) pode e deve beneficiar-se de tratamentos para aumentar a densidade do osso. As mulheres tem maior probabilidade de desenvolver osteopenia em comparação aos homens, porque os seus ossos são mais finos, por natureza biológica.

O melhor remédio para tratar e prevenir a perda de densidade óssea é a aquisição de um estilo de vida saudável. Caso tenha ossos fortes, é possível mantê-los assim. Se já tem osteopenia, estes hábitos podem reverter o quadro e reduzir o risco de osteoporose. Uma alimentação equilibrada, a exposição ao Sol de forma regular e a prática de exercícios físicos, são medidas fundamentais para a saúde dos seus ossos.

A fisioterapia, ainda, é indicada para prevenir complicações em quadros de osteopenia, como deformidades e fraturas ósseas. Ela também fortalece os músculos e articulações dando suporte ao osso em tratamento.

É comum o pensamento de que, talvez, os exercícios físicos em um indivíduo que tenha ossos fracos criará uma situação perfeita para uma fratura. Na verdade, ao utilizar os músculos e gerar compressão, o corpo criará uma necessidade de densificação dos ossos submetidos à tensão. Dessa forma, a partir dos estímulos mecânicos, de força e resistência, aplicados ao osso descalcificado (osteopenia) a biologia humana perceberá que os ossos precisam estar mais bem preparados e fortificados para conseguir lidar com os estímulos recebidos. Por causa disso, o osso fica mais forte uma vez que se gera atividade dos músculos que o tencionam.

Um fisioterapeuta bem qualificado consegue criar um plano de tratamento que inclua atividades e exercícios ideais para fortificar os ossos do corpo humano, prevenindo os quadros de osteopenia e, se já instalada, reverter a situação.

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Fisioterapeuta responsável:
Michelle Coutinho, CREFITO 118113
Redator:
Victor Ulysses de S. Matos, estudante de fisioterapia.

 

REFERÊNCIAS:

http://albacomin.com.br/envelhecer-bem/exercicios-para-osteoporose/

http://www.boa-saude.pt/Artigos-e-Dicas/Articulacoes-e-Ossos/Como-tratar-e-prevenir-a-perda-de-densidade-ossea