ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA NA REABILITAÇÃO DAS AFASIAS

ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA NA REABILITAÇÃO DAS AFASIAS

Aqui na clínica ProSensne nós temos diversos recursos para atender diversas disfunções neurológicas, até mesmo aquelas que tem como consequencia a afasia.

Para você que acabou de chegar no site por este artigo, quero que você saiba que a Clínica Prosense, é uma referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos. A equipe multidisciplinar, altamente especializada, e com recursos tecnológicos e instrumental propício para aceleração da sua independência e reabilitação.  Seja bem vindo e boa leitura!

A afasia pode ocorrer em até um terço dos pacientes após o AVC, do ponto de vista da reabilitação, o padrão-ouro é a terapia fonoaudiológica, com ampla evidência ciêntifica. Nos últimos tempos, além dos métodos tradicionais, novas técnicas foram incorporadas para melhorar a capacidade de comunicação desses pacientes como, por exemplo a estimulação transcraniana.

A estimulação elétrica transcraniana por corrente contínua (tDCS) é uma ferramenta não invasiva que induz neuromodulação do cérebro, através do fluxo de corrente elétrica com dois eletrodos: um ânodo, que aumenta a excitabilidade do córtex cerebral subjacente, e um cátodo, que o abaixa. Vários estudos publicados já demonstraram a eficácia do tDCS na otimização da recuperação da linguagem pós-AVC.

O tDCS associado a terapia fonoaudiológica é eficaz para a reabilitação da afasia pós-AVC na fase crônica da doença, sendo também um dispositivo fácil de usar e seguro. A literatura aponta que o uso do tDCS na afasia promove melhorias na precisão da nomeação, compreensão verbal, auditiva e na fluência de fala.

Clique aqui para conversar com a gente pelo whatsapp ou clique aqui para nos ligar! A ProSense está te esperando!

 

ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA NA REABILITAÇÃO DAS AFASIAS

A estimulação transcraniana pode ser aplicada em condições de saúde, como a Paralisia Cerebral. Clique aqui para ler sobre esse assunto.

 

Clique aqui para conversar com a gente pelo whatsapp ou clique aqui para nos ligar! A ProSense está te esperando!

Conheça nossos tratamentos – Clique Aqui!

 

Referências

1 Warburton E, Price CJ, Swinburn K, Wise RJ. Mechanisms of recovery from aphasia: evidence from positron emission tomography studies. J Neurol Neurosurg Psychiatry. 1999;66(2):155-61. http://dx.doi.org/10.1136/jnnp.66.2.155 .

2 Prins R, Bastiaanse R. The early history of aphasiology: from the Egyptian surgeons (c. 1700 BC) to Broca (1861). Aphasiology. 2006;20(8):762-91. http://dx.doi.org/10.1080/02687030500399293 .

3 Naeser MA, Martin PI, Baker EH, Hodge SM, Sczerzenie SE, Nicholas M, et al. Overt propositional speech in chronic nonfluent aphasia studied with the dynamics susceptibility constrast f MRI method. Neuroimage. 2004;22(1):29-41. http://dx.doi.org/10.1016/j.neuroimage.2003.11.016 .