Aqui na clínica ProSensne nós temos diversos recursos e técnicas para atender diversas disfunções neurológicas. Uma das técnicas que possuimos qualificação é a terapia por contensão induzida. Clique em leia mais para saber o que é essa técnica.

Para você que acabou de chegar no site por este artigo, quero que você saiba que a Clínica Prosense, é uma referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos. A equipe multidisciplinar, altamente especializada, e com recursos tecnológicos e instrumental propício para aceleração da sua independência e reabilitação.  Seja bem vindo e boa leitura!

A Terapia por Contensão Induzida (TCI), é uma técnica de reabilitação para pessoas que apresentam o uso assimétrico do membro superior e/ou inferior. A finalidade da técnica é aumentar e melhorar o uso do membro mais acometido após uma lesão. Após essa lesão, os indivíduos desenvolvem o que chamamos de não uso aprendido, o que nada mais é que ‘’não utilizar’’ o lado mais fraco e realizar todas as atividades com o lado mais forte do corpo.

No protocolo criado da TCI é realizado treino intensivo que consiste em 3 horas de tratamento diário em ambiente clínico com duração de duas semanas. Para os treinos são utilizadas tarefas específicas para cada indivíduo e estímulos para máxima utilização do lado mais fraco. Além disso, é realizado um acompanhamento do uso do lado mais acometido em ambientes extra clínico. Para isso são utilizados testes e questionários específicos para avaliação e acompanhamento diário das atividades e uso dos membros no dia-a-dia.

É esperado com o protocolo de TCI o aumento do uso do lado mais acometido em atividades de vida diária, como por exemplo: abrir e fechar portas, vestir e retirar roupas e outras atividades. Com o aumento do uso espera-se também, possível aumento de força muscular e melhora em qualidade de vida dos indivíduos. Estudos recentes de revisão mostraram que a TCI é atualmente a melhor técnica para o aumento do uso do lado mais acometido.

Na Prosense todos os profissionais possuem o curso de formação na TCI e com trabalho realizado em equipe os pacientes são avaliados e os tratamentos são feitos de forma individuais e de forma intensiva. Se você conhece, têm um familiar ou amigo que possa se beneficiar com esse tratamento, indique nossa clínica. Estamos aqui para realizar uma avaliação completa e explicar sobre o melhor tratamento.

Referência

CHIU, Hsiu-Ching; ADA, Louise. Constraint-induced movement therapy improves upper limb activity and participation in hemiplegic cerebral palsy: a systematic review. Journal of physiotherapy, v. 62, n. 3, p. 130-137, 2016.