A microcefalia é uma condição neurológica em que a cabeça do recém-nascido é muito menor do que o esperado para sua faixa etária porque o cérebro não se desenvolveu de forma adequada durante a gestação ou parou de crescer após o nascimento. Durante a gestação, a cabeça de um bebê cresce porque seu cérebro cresce.

O que causa?

Alguns recém-nascidos têm microcefalia devido a mudanças em seus genes. Outra causa de microcefalia é a exposição, que são: infecções, desnutrição ou por toxinas.

Diagnóstico

A microcefalia pode ser diagnosticada durante a gravidez ou após o nascimento. Durante a gravidez, a microcefalia pode ser diagnosticada através de ultrassom (que mostra imagens do corpo do bebê). Já após o nascimento, o médico faz a medição da distância em torno da cabeça do recém-nascido, também chamada de perímetro cefálico. Essa medida é, então, comparada ao padrão da população, em uma tabela já pré-estabelecida, de acordo com o sexo e idade.

A microcefalia é definida como um perímetro cefálico menor que um determinado valor em recém-nascidos da mesma idade e sexo. Normalmente, o valor para o diagnóstico de microcefalia é menor que dois desvios-padrão (DP) abaixo da média. Isso significa que a cabeça do recém-nascido é extremamente menor do que a de recém-nascidos da mesma idade e sexo.

Tratamento

Não há cura para a Microcefalia. O tratamento envolve cuidados médicos e paliativos, controle de sintomas e monitoramento rigoroso. O fato de a microcefalia variar de moderada a grave faz com que os tipos de tratamento também variem. Bebês com microcefalia moderada, muitas vezes, não apresentam outros problemas, além do tamanho menor da cabeça. Eles precisam fazer exames de rotina para monitorar seu crescimento e desenvolvimento.

Em casos de microcefalia grave, os bebês precisam de cuidados e tratamento específicos. A assistência ao desenvolvimento de bebês com microcefalia, desde os primeiros anos de vida, ajuda a melhorar e maximizar suas capacidades intelectuais e físicas. Essa assistência inclui exercícios de fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia. Algumas vezes, remédios também são necessários para tratar convulsões ou outros sintomas.

Aqui na Prosense é disponibilizado tratamentos de reabilitação neurológica para tratar este tipo de condição, através de profissionais especializados e com métodos inovadores.

Saiba mais sobre nossos serviços pelo nosso site ou WhatApp (31) 9 9353-0205 .