Quem faz traqueostomia volta a falar e engolir?

Entenda o procedimento

A traqueostomia (TQT) é um procedimento cirúrgico, frequentemente realizado em situações de emergência para promover desobstrução das vias aéreas e nas intubações prolongadas (>14 dias em adultos).

Também pode ser realizada em casos com prognóstico reservado, porém sua repercussão é imediata, desencadeando modificações na integração das funções respiratórias e de deglutição 1,3.

Com o uso da traqueostomia o paciente para de respirar pelo nariz e boca e passa a respirar pelo orifício da TQT.

Recuperação é possível?

A ProSense tem fonoaudiólogos que possibilitam a recuperação. O profissional é o responsável nesse processo de reabilitação, pois é ele quem trata as alterações de deglutição e fala, reabilitando-as e garantindo que o processo de decanulação (retirada) e retorno da voz-fala e deglutição sejam eficientes.

O especialista também atua em casos de traqueostomia definitiva executando a criação de métodos de voz e deglutição adaptada.

Clique aqui para conversar  pelo WhatsApp e  já agende uma avaliação com os Fonoaudiólogos da Prosense!

Evolução de um paciente pós TCE

Pós traqueostomia

A traqueostomia irá alterar a anatomia e a fisiologia do sistema respiratório, influenciando nos mecanismos de proteção das vias aéreas, da produção vocal, e também do sistema digestivo, repercutindo na dinâmica da deglutição.

Disfunção da deglutição e as alterações na produção vocal

Quanto aos aspectos respiratórios, é necessário ressaltar os fatores que potencializam a disfunção da deglutição e as alterações na produção vocal, como o uso de intubação orotraqueal e de ventilação mecânica prolongada, assim como parâmetros relacionados com o tipo de cânula e o uso do cuff (balão interno da traqueostomia).

Cuff insuflado

Nos casos de pacientes em uso de cuff insuflado, deve-se considerar o trabalho interdisciplinar, promovendo discussões em equipe para avaliar os riscos e benefícios de desinsuflar o mesmo, para reintegração das funções de deglutição e respiratória.

Cuff desinsuflado

Já com a manutenção do cuff desinsuflado, verificar a possibilidade de adaptação de válvula fonatória, para a facilitação das funções de deglutição, respiração e fonação mais próximas à fisiologia.

E dessa forma evoluir no processo de decanulação e reabilitação da deglutição 2.

Válvula de fala que é conectada à cânula da traqueostomia

PROTOCOLO

Existem protocolos a serem seguidos nesse processo de decanulação, e deve-se respeitar cada fase desse processo como, por exemplo, verificar se o paciente é capaz de tolerar o balonete desinsuflado e também a oclusão total por mais de 24 horas contínuas sem alterar a saturação, se não há nenhuma obstrução/alteração mecânica que prejudique a decanulação (malácias e estenose) entre outros critérios.

PROGNÓSTICO

Com a ProSense, é viável recuperar a capacidade de fala e deglutição após o uso da traqueostomia, desde que a reabilitação seja conduzida de maneira adequada. Deseja obter mais informações sobre esse processo ou conhece alguém que utiliza traqueostomia? Estamos aqui para ajudar.

Quer saber mais? Conhece alguém que usa traqueostomia?

Clique aqui para conversar com pelo WhatsApp e já agende uma avaliação com os Fonoaudiólogos da ProSense e obtenha os recursos de excelência para sua reabilitação.

Conheça nossos tratamentos – Clique Aqui!