Uma lesão incompleta da medula espinhal pode resultar em uma ampla gama de deficiências sensoriais e / ou motoras. Dependendo da gravidade da lesão da medula espinhal de um indivíduo, as funções afetadas e os resultados de recuperação podem variar. Mas vale ressaltar que uma boa clínica com bons recursos pode aumentar as chances de resultado. Felizmente, muitas vezes há potencial para os indivíduos com lesões incompletas da medula espinhal recuperarem as funções afetadas pela lesão.

Mais sobre lesão incompleta da medula espinhal

O que é uma lesão incompleta da medula espinhal?

Uma lesão incompleta da medula espinhal descreve um dano à medula espinhal que interrompe parcialmente a transmissão de sinais entre o cérebro e os músculos. O cérebro e o corpo se comunicam transmitindo sinais pela medula espinhal e pelos nervos periféricos. Quando as vias neurais que transmitem esses sinais são danificadas, os sinais não podem mais chegar ao destino desejado.

Como resultado, os sinais motores (sinais que ativam o movimento) do cérebro podem não ser capazes de alcançar áreas abaixo do nível da lesão da medula espinhal. Da mesma forma, os sinais sensoriais (sinais que ajudam o cérebro a perceber o meio externo e interno) de áreas abaixo do nível da lesão podem não ser capazes de alcançar o cérebro. Consequentemente, os indivíduos experimentam perda de sensibilidade e controle motor abaixo do nível da lesão após uma lesão na medula espinhal. Acontece também que na lesão da medula espinhal incompleta, algumas vias neurais no nível da lesão não são afetadas. Por isso, os indivíduos podem ter alguma sensação preservada e / ou controle motor em áreas abaixo do nível da lesão.

Quando todas as vias neurais no nível da lesão foram afetadas, isso é chamado de lesão medular completa. Neste caso, resulta em nenhuma função sensorial ou motora remanescente abaixo do nível da lesão. Geralmente, quanto mais funções poupadas um indivíduo tiver após uma lesão, melhor será sua perspectiva de recuperação.

Mas quais são as causas de lesão incompleta da medula espinhal?

Vários eventos podem impactar fortemente a medula espinhal e causar uma lesão medular incompleta. As causas mais comuns de lesões incompletas da medula espinhal incluem:

  1. Acidentes com veículos motorizados;
  2. Quedas;
  3. Atos de violência;
  4. Lesões esportivas de contato;
  5. Ferimentos de bala.

No entanto, qualquer tipo de evento que causa compressão da medula espinhal pode causar lesão medular. Embora os danos sofridos após uma lesão na medula espinhal sejam permanentes, a medula espinhal é extremamente adaptativa e muitas vezes pode ser treinada para recuperar as funções afetadas.

Por esse motivo, temos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais na clínica ProSense para reabilitar indivíduos com esse tipo de lesão, entre em contato pelo whatsapp (clique aqui) ou pelo telefone (clique aqui)