Paralisia Cerebral: tipos e características clínicas

A reabilitação no tônus ​​muscular e na mobilidade de indivíduos com paralisia cerebral são possíveis porque o cérebro é capaz de utilizar a neuroplasticidade. Neuroplasticidade se refere à capacidade do sistema nervoso central de fazer mudanças adaptativas e reorganizar seu circuito neural.

Como resultado, as funções afetadas por danos cerebrais, como o tônus ​​muscular, muitas vezes têm o potencial de ser religadas a regiões não afetadas do cérebro e melhoradas.

Fisioterapia

A fisioterapia para a hipotonia geralmente consiste em exercícios direcionados que aumentam a força muscular e melhoram a coordenação.

O tônus ​​muscular  se refere à quantidade de tensão que um músculo tem em repouso. Em contraste, a força muscular ajuda a realizar movimentos quando os músculos não estão em repouso. Ao se exercitar para aumentar a força, os indivíduos com tônus ​​muscular flácido podem melhorar a velocidade e a coordenação de seus movimentos.

Quanto mais seu filho(a) pratica exercícios direcionados, melhor o cérebro consegue perceber a demanda por funções que utilizam aquele músculo. Consequentemente, a estimulação repetitiva ajudará a promover mudanças adaptativas no cérebro e a fortalecer as novas conexões. Continuar a praticar exercícios de fisioterapia em casa, com orientação dos fisioterapeutas da ProSense, pode promover ainda mais a neuroplasticidade e melhorias.

Um recurso incrível que melhora a ativação de muscular do seu filho(a) é a plataforma vibratória.

Terapia ocupacional

A terapia ocupacional para a hipotonia geralmente se concentra em melhorar a independência funcional de um indivíduo, praticando atividades cotidianas, como comer, se arrumar e se vestir. Trabalhar em tarefas funcionais ensina os indivíduos com paralisia cerebral a ser independentes em casa e promove o movimento ativo.

Dependendo da gravidade da hipotonia do indivíduo, o terapeuta ocupacional da ProSense também pode ensinar seu filho a usar  equipamentos adaptativos ou recomendar dispositivos de posicionamento e estratégias para aumentar a independência funcional.

Faça uma avaliação com a gente clique aqui!

Fonoaudiologia

A flacidez pode afetar o tônus ​​muscular de todo o corpo, incluindo os músculos ao redor da boca. Para controlar as dificuldades de fala ou alimentação, os indivíduos com hipotonia podem se beneficiar de tratamentos com um fonoaudiólogo da clínica ProSense.

Durante o  tratamento fonoaudiológico, os indivíduos com flacidez podem praticar atividades voltadas para o fortalecimento da musculatura motora oral para que possam se alimentar e / ou se comunicar de forma mais eficaz.

Além disso, aqueles com deficiências motoras orais graves que são incapazes de produzir a fala podem aprender a usar formas alternativas de comunicação, como tablets ou geradores de voz. Os fonoaudiólogos da ProSense também podem recomendar texturas de dieta mais suaves ou líquidos espessados, se necessário.

Agora que você entende a importância da reabilitação para seu filho(a) com hipotonia decorrente da paralisia cerebral, agende sua avaliação conosco. Temos todos esses profissionais em um só lugar!

O tônus ​​muscular flácido pode tornar difícil para os indivíduos com paralisia cerebral manter o equilíbrio e coordenar os movimentos. Com um programa de gerenciamento personalizado que visa suas fraquezas específicas, os indivíduos podem melhorar seu tônus ​​muscular. Além disso, existem maneiras eficazes de compensar o baixo tônus ​​muscular, como aprender a usar ferramentas adaptativas e formas alternativas de comunicação.

Faça uma avaliação com a ProSense clique aqui!